Do site do Tribunal de Justiça do Maranhão

José Luiz Almeida é o novo desembargador do TJ

Novo desembargador presta compromisso de posse

gra20100203_novo_desembargador_presta_compromisso_de_posse

O juiz de direito José Luiz Oliveira de Almeida, titular da 7ª Vara Criminal de São Luís, foi eleito, por unanimidade, nesta quarta-feira, 3, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, pelo critério de antiguidade. O magistrado tomou posse logo após a sessão administrativa, na sala das sessões plenárias, acompanhado da família.
Em breve discurso improvisado, o desembargador eleito agradeceu aos novos colegas e disse que chega ao TJ com o propósito de somar e servir. “O meu objetivo sempre foi servir à comunidade. Eu nunca trabalhei pensando em mim, pensando nos benefícios do cargo, pensando nos favores, pensando nas influências, pensando em outra coisa que não fosse servir à comunidade”, enfatizou. Almeida chegou ao Tribunal acompanhado da esposa, Ana Rita, dos filhos, Roberto e Ana Paula, e de outros parentes.
Antes de o Pleno votar o acesso ao cargo, o presidente do TJ, desembargador Jamil Gedeon, submeteu aos desembargadores a petição da juíza de direito Florita Castelo Branco Campos Pinho, protocolizada em 26 de janeiro, requerendo, liminarmente, a sustação de ato de nomeação ao cargo de desembargador, até que seu pedido de reclassificação na lista de antiguidade fosse julgado. Jamil Gedeon indeferiu os pedidos da magistrada, e foi acompanhado pela unanimidade dos desembargadores presentes.
Na petição, a magistrada afirma haver sido aposentada compulsoriamente em dezembro de 1993, quando era juíza da 2ª Vara da Família de Imperatriz, então de 3ª entrância, e reintegrada em junho de 2004, tendo sido promovida para a 1ª Vara Criminal da capital, por força de sentença proferida em ação ordinária de nulidade de ato administrativo. Alegou ter reivindicado sua reclassificação na ordem de antiguidade no cargo, e ressaltou que vários pedidos formulados foram ignorados e indeferidos.
Em análise ao pedido, o presidente Jamil Gedeon constatou que a aposentadoria compulsória da magistrada foi levada a efeito em 13 de dezembro de 1993, na comarca de Imperatriz, então de 3ª entrância (atualmente entrância intermediária), enquanto o juiz José Luiz Almeida já contava, na lista publicada em 31 de dezembro, com 1 ano, 10 meses e 16 dias na entrância final, o que impossibilitaria a juíza Florita de ser mais antiga.
Perfil – José Luiz Almeida integra a magistratura há 24 anos. Natural de Vitorino Freire, iniciou sua carreira em novembro de 1986, nomeado juiz-substituto e imediatamente titularizado na comarca de Presidente Dutra. Foi promovido por merecimento para as comarcas de Colinas, em março de 1990; Imperatriz, em junho do mesmo ano; e para o cargo de juiz auxiliar de São Luís, em fevereiro de 1992. Tornou-se titular da 7ª Vara Criminal há 18 anos. Foi também juiz eleitoral da 10ª zona da capital durante 10 anos (1992 a 2004).
Escolhido para ocupar o cargo em função da aposentadoria do desembargador Mário Lima Reis, o juiz José Luiz é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desde 1977. Foi promotor de Justiça com atuações nos municípios de São João dos Patos e Cururupu. É casado e pai de dois filhos. Também lecionou como professor da UFMA na capital e em Imperatriz.
Paulo Lafene
Andréa Colins
Tribunal de Justiça
secomtj@tjma.jus.br
2106-9023 / 9024

15 Responses to Do site do Tribunal de Justiça do Maranhão

  1. João Paulo disse:

    Parabéns Dr. José Luiz, acompanho sua luta desde muito tempo, quando fui estagiário da DPE/Ma, hoje formado, e servidor do Poder Judiciário, vejo que pessoas como o senhor é que estão faltando nesta Corte de Justiça, pessoas com espírito trabalhador, sem vaidades e pronto a servir, continue sempre perseverante e boa sorte nesta sua nova fase.

    João Paulo – Técnico Judiciario TJMA

  2. Felipe Klamt disse:

    VENCEU OS DE BEM. QUANTO AOS QUE QUERIAM IMPOR AS SUAS VONTADES, FICA O TEMPO PARA A REFLEXÃO QUE ELES ESTÃO COMO CONTRATADOS DO POVO DO MARANHÃO.
    ESPERO QUE SEJA MAIS UM PROFISSIONAL A OXIGENAR A JUSTIÇA, JÁ TEMOS ALGUNS. AINDA SÃO POUCOS.

  3. Advoado Josué Alves Oliveira disse:

    Dr. José Luis Oliveira de Almeida, PARABENS pelo seu merecido acesso ao cargo de DESEMBARGADOR do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Desejo sucesso nessa sua missão perante a Corte de Justiça do nosso Estado. Deus continue abençoando sua vida, sua familia e o seu trabalho profissional… Um abraço fraterno, e sucesso…

  4. adolfo pires disse:

    Parabenizo o ilustre colega pela promoçao e votaçao unânime, como nao poderia deixar de ser. Tenho plena certeza que vc ira engrandecer nosso Tribunal, como seu vasto conhecimento jurídico.

  5. Paulo Santos disse:

    Dr.José Luiz: Vossa Excelência durante o tempo que esteve na 7ª.Vara Criminal, soube deixar as marcas de um caráter austero, , impoluto e incorruptível. Jamais paixões humanas influenciaram em seus julgamentos. E, agora, como Desembargador, com certeza sua atuação estará caracterizada pela grande inteligência, sólida cultura e absoluta integridade. Que Deus continue lhe abençoando.Paulo Santos – advogado

  6. Ivo Höhn Junior disse:

    Soube pelo Twitter do @TJ_MA de sua promoção, por antiguidade, ao Tribunal de Justiça. Meus efusivos parabéns e votos de muito sucesso !
    Desejo-lhe um bom trabalho e perseverança nos ideais de aplicar a justiça com igualdade, sentimento público e equilíbrio.
    Ivo Anselmo Höhn Junior
    Juiz Federal

    “A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.” – Aurélio Agostinho

  7. Teodoro Peres Neto disse:

    Parabéns Des. José Luiz, a sociedade ganhou com sua promoção ao Egrégio Tribunal de Justiça, tendo em vista sua competência, trabalho e conduta retilínea ao longo da carreira como magistrado. Estamos muito felizes.

    Um abraço,

    Teodoro Peres e Rosete.

  8. Aparicio Bandeira disse:

    parabens seu ze,seus parentes e nosso Vitorino Freire estao orgulhosos

  9. Anderson Santana disse:

    Parabéns Dr. José Luiz!!
    Tenho certeza que a Justiça Maranhense acolheu um desembargador que “sempre serviu a comunidade” e que irá lutar intensamente para destruir as mazelas que assolam nosso judicário.
    Estou muito feliz! Parabéns!

  10. luis gonzaga da rocha disse:

    Dr. José Luís:

    Parabéns pela merecida promoção. Espero continuar acessando o seu blog e que continue nos brindando com seus ensinamentos.
    Gonzaga.

  11. Ana Priscila disse:

    Parabéns Dr. José Luiz.
    Muito sucesso nesta nova etapa.
    Ana Priscila
    Secretária Judicial da 9ª Vara Cível.

  12. Rodrigo Aquino disse:

    Eu que acompanho seu site há um ano, acessando quase que diariamente, confesso que quando vi a notícia e a foto de sua posse como Desembargador do meu Estado do coração, vibrei. Tenho certeza que honrará a Justiça maranhense.
    Rodrigo Aquino
    Promotor de Justiça no Pará

  13. Azenate disse:

    A alegria de sabê-lo feliz por tão merecida vitória se sobrepõe à tristeza de não tê-lo mais como meu chefe na 7ª Vara Criminal, onde a sua maneira de agir, norteado por um senso de justiça incomum, fez escola na minha vida e aumentou ainda mais a minha admiração e o meu respeito pelo exemplo de magistrado, cidadão, marido e pai que o senhor semore foi, enfim, por esse modelo de retidão que tanto me orgulha conhecer.
    Parabéns, Dr. José Luiz! Que o Senhor continue iluminando a sua vida e orientando as suas decisões.
    Um abraço,
    Azenate

  14. GERALDO ROLIM TAVARES JUNIOR disse:

    PARABÉNS DR. JOSÉ LUIZ.
    NÃO TIVE AINDA O PRAZER DE CONHECER PESSOALMENTE VOSSA EXCELÊNCIA, MAS SAIBA QUE SUA POSTURA E SEUS ENSINAMENTOS, NÃO SE LIMITAM AO ESTADO DO MARANHÃO.
    MESMO DISTANTE,É UMA PRAZER DESFRUTAR DIARIAMENTE DE SEU BLOG.
    JÁ TIVE ATÉ A LIBERDADE DE CITAR SEUS ENSINAMENTOS EM ALGUMAS PETIÇÕES!
    MUITO OBRIGADO…

    GERALDO ROLIM TAVARES JUNIOR
    DEFENSOR PÚBLICO NO PARÁ

  15. leia ferreira disse:

    parabens ex pelo merecido sucesso nao conheço mas ouvi falar muito bem do senhor um abraço meu e de minha familia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>