Maldade X – Desembargador, finalmente

Finalmente, passados mais de 08(oito) anos que me alijaram de uma promoção que parecia certa, fui promovido a desembargador, por antiguidade. Ainda tentaram melar a minha promoção, apresentando uma canditada que figura hoje na 10ª posição na lista de antiguidade. Confundiram, por pura maldade, idade com antiguidade. Ela é, sim, mais velha que eu. Não é todavia a mais antiga  na entrância, daí por que a sua pretensão foi rechaçada pela unanimidade dos presentes que, também por unanimidade, me elegeram desembargador.

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

13 comentários em “Maldade X – Desembargador, finalmente”

  1. Parabéns, Dr. José Luiz. A promoção ao cargo de desembargador, muito embora tenha sido preechindo pelo critério antiguidade, é fruto do reconhecimento de um árduo e compromissado trabalho frente ao Poder Judiciário Maranhense, mormente naquelas causas regidas pelo CPB, que, ressalte-se, sempre fora, por Vossa Excelência, muito bem aplicado. Desejo-lhe sucesso nesta nova empreitada, que os preceitos éticos sejam, a todo tempo, lembrados e respeitados. Creio que o fará! E que agora, com a presença de Vossa Excelência como membro daquela corte, espero que a imagem daquele tribunal- que a tempos padece de desgate-, seja, ainda que de mínima monta, resgatada perante a sociedade!
    Cordial Abraço
    Matheus Bruno Sabóia
    Advogado

  2. Bem, parece que o dia chegou.

    Nada que não fosse merecido.

    O momento parece oportuno para uma expressão bastante comum, ecoada nas torcidas vitoriosas, o famoso: Uhuu!

    Como seu torcedor, que lhe dar os meus Parabéns pela conquista.

  3. Meu Querido Sobrinho,

    O tempo passa, tudo passa,só não passa a certeza que um dia você chegaria ao posto de DESEMBARGADOR, tudo por pura competência.Sempre digo ao meus amigos José Luis Oliveira de Almeida escolheu a carreira de Direito não pelo fato de ser mais um, mais simplesmente ele com certeza será o melhor(todos reconhece isso), pois escolheu a carreira por identificar-se plenamente com sua personalidade e afinidade

    “SEU ZÉ Meu sobrinho” de desejo toda a sorte do mundo em sua nova atividade, um beijo carinhoso em você e toda sua familia

    Seu Tio RIBINHA

    Em 03.02.10

  4. Meu caro José Luís,
    Permita-me cumprimentá-lo dessa forma, sem o tratamento devido aos magistrados. É que a alegria que me move neste instante orienta-me a cumprimentar o cidadão Zé Luís, pelo exemplo que sua dignidade ensina aos que querem ter uma vida reta, mostrando que vale a pena exercer a sua cidadania. Pois que esse exemplo que tem estigmatizado o seu exercício na magistratura continui agora como o nosso desembargador, a quem desejo que continui dignificando o judiciário e orgulhando a nossa geração.
    Atenciosamente,
    José Policarpo Costa Neto

  5. O motivo do meu comentário é que ao editar este seu texto para publicação na primeira do impresso BASTIDORES cuja edição é de minha responsabilidade, deu um estalo…tenho que primeiro falar com o autor que se autorizar eu o publico e como não encontrando outra forma de entrar em contato faço uso deste meio e fico no aguardo de uma breve resposta. Enviarei toda mês um exemplar para o seu gabinete.

  6. Chagas,

    Voce está autorizado a fazer a publicação

  7. Excelentissimo Sr Des. José Luis Almeida.
    Sou Rozaldi, e desde o dia que vi, pela Tv, o sr tomar posse qwue fiquei com uma curiosidade. Foi dito que o Sr. é de Vitorino Freire. Por favor, desculpe-me, mais preciso saber se o Sr. é filho do Senhor Chico Almeida, dono da Usina Mearim.Se for, eu o conheci quando tinha 08 anos de idade o senhor deveria ter uns 4 a cinco a mais que eu.
    Meu pai trabalhou com o Sr Chico Almeida.
    Confirme-me isso, pois moramos perto um do outro, se isso for verdade.
    Parabéns Atrasado, mais sei que o senhor é correto nas suas atitudes de magistrado, por isso fiquei feliz.
    Um grande abraço.
    Ah!. Ou o Senhor é filho de Chico Almeida ou do prefeito mais amado na história do Maranhão, Sinduca Branco ou Wilson Branco de Almeida.
    Tire-me a curiosidade, por favoir.

  8. Rozaldi,

    Sou de Vitorino Freire e meu pai é quem você imagina. Vá ao meu gabinete para que a gente se reveja e para ver se é possível recordar da nossa infância.

    Um abraço,

    José Luiz Almeida

  9. Sou natural de Vitorino Freire-MA,minha mãe se chama Maria Olga Branco,filha de Adélia Mutran Branco,irmã do prefeito mais amado na história do maranhão,Sinduca Branco ou Wilson Mutran Branco,assassinado em 19 de outubro de 1969,pelo seu melhor amigo e compadre Aurelino Pacheco.Nesse caso sou sobrinho/neto do sr.Wilson Mutran Branco ou simplesmente conhecido popularmente de Sinduca branco.

  10. Amigo Luis Almeida, lhe chamo assim nesta intimidade pelo parentesco e o respeito que nos une e une as nossas famílias.Tenho a honra de lhe parabeniza-lo pelo o sucesso na sua profissão e tendo chegado aonde chegou.
    Somos de Vitorino Freire-Ma, e que hoje, por falta de apoio daqueles que nos arrodeavam, estamos morando e constituimos as nossas famílias em outras terras que não foi a nossa.Fico envaidecido por você chegar aonde chegou, fico ainda mais alegre em ler comentários de pessoas, que apesar dos tempos, enaltecem a pessoa que foi o meu pai, pela sua humildade, seu companheirismo e principalmente pelo compromisso e amor com os amigos e seus familiares. Esse foi e será sempre o Sinduca Branco, de Vitorino Freire. Meu primo, você tem muito a contribuir para esta sociedade no saber jurídico, faça como Salomão, seja sábio e coerente nas suas decisões, não permita que a injustiça prevaleça.
    Um grande abraços a todos.
    Em breve estaremos por aí passando uns dias .
    Wilson Branco Filho

  11. Sou de Vitorino Freire-MA, filha de Acefe Mutran Branco,irmão mais novo(e agora o último deles)do prefeito que foi o mais querido desta cidade, Wilson Mutran Branco,conhecido por Sinduca Branco, assassinado em 1969 pelo covarde Aureolino Pacheco,que se dizia seu amigo e compadre; Não cheguei a conhecer meu tio,pois eu ia completar 2 anos de idade quando aconteceu essa fatídica e inesquecível tragédia, inesquecível sim, pois até hoje as pessoas,em unanimidade comentam com pesar, a perda de uma pessoa tão humana, que foi amado pelo seu amor ao próximo. Nunca mais teremos um governante como ele, Sinduca branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.