Estou desembargador. Não sei por quanto tempo. Não sou do tipo que se apega ao cargo como se fosse propriedade privada. Vou tentar fazer alguma coisa positiva em benefício dos jurisdicionados. Só isso importa. Se isso não for possível, então tchau!
Passei a manhã de ontem no forum me despedindo dos meus colegas. A todos que cumprimentei deixei claro o meu desejo de ser um porta-voz da primeira instância. Não vou esquecer as dificuldades que tive para exercer as minhas atividades, numa instância historicamente relegada a segundo plano.
Recebi muitas homenagens, muitos e-mails e muitos elogios. Não sei se mereço tanto. Só sei que sou bem intencionado. Só sei que vou fazer o possível. Só sei que o sentimento que me move é o sentimento de bem servir.
Do cargo, todos sabem, não quero benefícios de ordem pessoal. Não quero ser bajulado. Não quero ser querido em face do poder. Quero ser amado e prestigiado pelo que sou, pela minha história, pelo que construi nesses vinte e quatro anos dedicados à magistratura.
Maior que tudo é a minha fé de que, com os meus pares, muito faremos – ou tentaremos, pelos menos – para bem servir à comunidade.
Vou continuar agindo como sempre agi. As portas do meu gabinete estarão sempre abertas para todos, indistintamente.
A regra no meu gabinete no Tribunal de Justiça será a mesma que regia o meu gabinete no Forum: não existe essa de passa amanhã ou estou ocupado agora. Todos que nos procurarem só sairão do meu gabinete com uma resposta para o que buscou. É o mínimo que posso fazer.
E vamos à luta com fé e esperança.
Dr. Jose Luiz Almeida,
Parabéns ! Por esse novo desafio em sua via. Espero (e acredito ter certez), que Vossa Excelência fara jus (como sempre fez), ao cargo que ocupa nesse momento. Nesse momento tão importante que passa os TJ´s de todo pais. Tê-lo no TJ-MA, é uma honra para nós cidadãos.
Um grande abraços e muito sucesso. Que Deus o ilumine sempre.