Lamentável

Hoje, na sessão administrativa do Pleno, houve várias promoções.

Nas promoções por merecimento, reiterei a minha posição no sentido de só votar nos candidatos que residissem na comarca e que provassem fazer audiências às segundas e sextas-feiras.

Para minha surpresa, um colega fez questão de dizer, para hostilizar a minha posição, que esse era um dado irrelevante para ele.

Lamentável, sob todos os aspectos, que enquanto uns lutam para mudar o quadro atual, há os que pregam a sua manutenção.

A mim não importa se algum colega goste ou não das minhas posições.

O meu compromisso é com a instituição.

Com essa minha exigência, decerto que os leitores do meu blog e os que estiverem na sessão, saberão quais são os TQQs que tentam uma promoção.

Com essa atitude estou preservando a instituição.

Simpatico?

Nunca fui mesmo.

As pessoas parece que ainda não se deram que vivemos novos tempos.

Os que não mudarem a direção, certamente ficarão para trás.

Essas posições conservadores  e retógradas são um desserviço que se presta ao Poder Judiciário

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

3 comentários em “Lamentável”

  1. Estive na sessao e presenciei o comentario do desembargador. nao acho q v excelencia deva se aborrecer. Nao creio que o referido desembargador seja a favor que os juizes so trabalhem 3 dias na semana. creio que a critica esta na imposiçao da realizaçao dessas audiencias como forma de fiscalizar a assiduidade do juiz. nesse ponto, penso que uma imposiçao desse tipo demonstra na verdade a incapacidade da corregedoria em exercer a sua atribuiçao. ja trabalhei com diversos juizes e sempre os vi levarem autos para casa durante a semana e nos fins de semana. A produtividade e a qualidade das decisoes devem sempre prevalecer. tenho certeza que aquele magistrado que trabalha apenas 3 dias durante a semana nao tera a produtividade suficiente para ser promovido por merecimento.

  2. Gostaria tambem de mais uma vez elogiar a sua clareza e sobriedade ao expor as suas razoes. sempre que tenho a oportunidade de ouvi-lo me convenço que essa deve ser a postura de um magistrado. Fico muito triste ao presenciar a truculencia de outros membros do tribunal.

  3. Eu não consigo entender o pq essa discussão, é lógico que magistrados e membros do ministério público tem que cumprir suas obrigações de segunda a sexta-feira, como qualquer profissional, e que comprovem isso para promoções, afinal de contas seus rendimentos são “bem” pagos com o erário público para que tenhamos de contrapartida um judiciário de qualidade e eficiente. Já com relação a morar na cidade da comarca, talvez seja desnecessário, o importante mesmo é que o Juiz esteja na comarca nos 05 dias úteis trabalhando, não interessa a ninguém como ele fará esse deslocamento semanal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.