Precisamos reconhecer que estamos em dívida com a sociedade. Por mais que façamos, sempre parecerá que fizemos pouco ou que nada fizemos. É que a nossa dívida é histórica.
Ainda recentemente, numa sexta-feira, no mesmo horário em que escrevo esse post, por volta das 17h30, eu estava reunido, com a minha equipe do Núcleo de Conciliação e abnegados funcionários do Tribunal, empolgado com o programa por eles desenvolvido, que permitirá o acesso ao Poder Judiciário, via telefone, eu tive a oportunidade de com eles refletir sobre essa questão. Eu dizia a eles, naquela oportunidade, que, com a imagem que temos, nenhuma cidadão acreditaria que estávamos reunidos, num final de tarde, de uma sexta-feira, procurando meios para aproximar o Poder Judiciário do cidadão, com o que todos concordaram, mesmo porque, para muitos, sexta-feira à tarde já é final de semana.
O certo que ficamos por muito tempo discutindo meios de facilitar a vida do cidadão que precisa do Poder Judiciário, mesmo sabendo, como disse acima, que, por mais que façamos, fica sempre a sensação que nada fizemos, como ocorre exatamente agora, que estou no meu gabinete, numa sexta-feira, analisando o trabalho dos assessores.
Mas eu confio na mudança, eu confio, sim, que o Poder Judiciário ainda será capaz de dar uma resposta pronta e eficaz aos nossos jurisdicionados.
Chegará o dia, sim, no qual nenhum de nós se surpreenderá com uma sexta-feira dedicada ao trabalho.
A propósito, no próximo domingo, às 07h00, viajarei para Balsas para inaugurar um Centro de Conciliação naquela cidade, na próximasegunda-feira. É mais uma passo que damos para aproximar o Poder Judiciário do cidadão.
Breve será em Bacabal, onde inauguraremos, no próximo mês, dois Centros de Conciliação.
É isso.
COMO DE COSTUME, SÓ INTERVENHO NESTE BLOG COM MINHAS OPINIÕES EM MOMENTOS DE GRANDES REFLEXÕES,E NO CASO, QUERO AQUI PARABENIZAR O ESFORÇO DO ILUSTRE “BLOGUEIRO” NO EXERCÍCIO DE SEU MISTER, NA DEDICAÇÃO DA CRIAÇÃO DOS CENTROS DE CONCILIAÇÃO, POR TODO O ESTADO. O QUE DEMONSTRA O DINAMISMO QUE DEVE SER IMPOSTO AOS NOVOS TEMPOS,AS NOVAS IDEIAS NO TJMA,EIS QUE ESTE É O CAMINHO DA IMEDIATA RESPOSTA DO ESTADO JUIZ COMO RESPOSTA DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL ALMEJADA PELA SOCIEDADE MAIS AFLITA.