No caminho certo

Ontem, como previsto, houve várias promoções. Senti um clima absolutamente favorável aos novos tempos. Creio que, sem exceção, foram promovidos os melhores. Todos os desembargadores tiveram o cuidado de examinar a produtividade dos candidatos, além da qualidade de suas sentenças. Tudo foi muito debatido. Tudo foi feito às claras. Tudo de conformidade com a lei, até onde alcançam os meus olhos. Foi uma sessão longa. Começamos às 9h00 e terminamos depois das 14h00. Mas foi bom. Fiquei feliz. Estamos, sim, no caminho certo. Não vi aquela leva habitual de candidatos pedindo voto a desembargador. Se houve, creio que foi caso isolado. Nós vamos acabar , definitivamente, com essa história de juiz se humilhar pra desembargador, de juiz ser obrigado a ser simpático, para merecer o voto. Os que trabalham, os que moram nas comarca têm que ter a garantia de que, nesse contexto, tendem a ser promovidos. É assim que tem que ser. É assim que vai ser, pois todos estamos empenhados nesse mesmo propósito.

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

4 comentários em “No caminho certo”

  1. SENHOR DESEMBARGADOR, APESAR DE SUA IMENSA BOA VONTADE, ACHO QUE O TJ/MA NÃO TEM MUITO O QUE AVALIAR QUANDO O ASSUNTO É RESIDÊNCIA FIXA DO JUIZ NA COMARCA. NA IMENSA E ESMAGADORA MAIORIA DAS COMARCAS, OS MAGISTRADOS ALI NÃO MORAM, SÓ VÃO TRABALHAR, DE TERÇA À QUINTA-FEIRA, OU QUEM SABE ATÉ ÀS SEXTA-FEIRAS PELA MANHÃ, QUANDO MUITO.
    OS ADVOGADOS SABEM DESSA REALIDADE E SÓ NÃO DENUNCIAM OS JUÍZES RELAPSOS À CORREGEDORIA COM MEDO DE SE “QUEIMAREM” JUNTO AO(À) TOGADO(A).
    OUTRA COISA, SUGIRO QUE V. EXCIA. ANALISE O TAL “NÚCLEO DE APOIO À JUSTIÇA DE 1º GRAU”, VERDADEIRO CABIDE DE EMPREGO DO TJ. PERGUNTO: POR QUE QUE O EGRÉGIO NÃO COLOCA OS VÁRIOS SERVIDORES (OCIOSOS) ALI LOTADOS NAS COMARCAS DO INTERIOR?
    VERIFIQUE ISSO, POR FAVOR.
    SÉRGIO LIMA, do Cohajap

  2. GOSTEI DO QUE O SENHOR ESCREVEU. ESTOU ESTUDANDO PARA SER OFICIAL DE JUSTIÇA E ENCONTRO-ME APAIXONADA PELO QUEBRA CABEÇA JURÍDICO. TALVEZ ASSIM, EXPLIQUE-SE O MEU AMOR À MATEMÁTICA… DA QUAL PRETENDO PEDIR ANULAÇÃO DO CASAMENTO…
    POIS MEU AMOR AO DESCONHECIDO ESTUDO DO DIREITO ESTÁ CUSTANDO AS MINHAS MADRUGADAS MAL DORMIDAS E MINHAS AULAS QUASE JÁ ESQUECIDAS… UM ABRAÇO E CONTINUE NO PROPÓSITO DE SER JUSTO.

  3. Olá Senhor Jose Luiz, mais uma vez eu (Jéssica 16) estou aqui lendo palavras de extrema importância pra mim e novamente como sempre, há algo que o senhor citou que me chamou atenção: “Nós vamos acabar , definitivamente, com essa história de juiz se humilhar pra desembargador, de juiz ser obrigado a ser simpático, para merecer o voto”. Um bom profissional não nescessita se humilhar para ter nada que almeja, se ele é bom, ele será visto como bom e merecedor do que busca.Uma coisa que tenho muito para mim é conseguir tudo que quero com o meu esforço, sem passar por cima dos direitos e sonhos de ninguém. É um absurdo saber que um JUÍZ, um JUÍZ…se humilha para crescer um pouco mais. As coisas não podem ser dessa forma, como o senhor disse, tem que acabar. Já falei uma vez e volto a falar novamente, desejo ao senhor que cresça cada dia mais em tudo que almeja, e que nada te abale, mesmo em meio todas as dificuldades que são enfretadas na sua profissão, uma maior ainda como o senhor disse em outra página que li, como ter que lidar com as diferenças das pessoas. Seja sempre esse exelente profficional e tenha sempre as mesmas palavras sábias. Um grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.