Como se pronuncia a palavra subsídio?

Esta semana recebi no meu gabinete um profissional que insistia em pronunciar incorretamente a palavra subsídio, com a susbtituição do “s” por ” z”

Já recebi profissionais do sul do país pronunciando adevogado, ao invés de advogado.

Decidi, então, pela publicação da matéria a seguir, tomada de empréstimo do sítio Recanto das Palavras.

A matéria em questão decerto que, no mínimo, provocará alguma reflexão, vez que os erros aqui apontados nos desafiam a todo instante.


SUBSÍDIO – PRONUNCIA-SE COM O SOM DE C OU DE Z?

A pronúncia da palavra SUBSÍDIO (do latim SUBSIDIU, “linha de reserva {na ordem de batalha}; reserva, tropas de reserva; reforço, socorro), que também gerou SOSSÍDIO no galego dos séculos XIII e XIV), é “subcídio”, ou seja, o S mantém seu som original, como em Sapo, Sábado, Sangue. O mesmo som ocorre com uma série de palavras com aspecto semelhante: subsidiário, subseqüente, subseção, subserviente, subsinuoso, subsolo, subsentido, nas quais o S que vem depois do prefixo SUB é pronunciado com o valor de SI, CI.

E isso ocorre também com as palavras SUBSISTIR, SUBSISTÊNCIA, cujo “SIS” é pronunciado igualzinho a “CIS”! Estranho, mas é a pronúncia correta.

A dúvida que a palavra SUBSÍDIO (e outras também, mas aqui nos ateremos a ela) apresenta talvez ocorra porque, na Língua Portuguesa, o S que vem entre duas vogais apresente o som do Z: casa, preciso, ocaso, etc.

Em tese, o fato de o S que vem entre vogais ter o som de Z só ocorreria quando as vogais viessem grafadas, ou seja, representadas na palavra escrita pelas suas letras correspondentes. E isso não ocorre com a palavra SUBSÍDIO, em que só uma vogal, o I, vem depois do S. Não há vogal escrita antes dele.

Mas nem isso podemos garantir, pois há palavras, como OBSÉQUIO, por exemplo, em que o S também só tem vogal depois de si e é pronunciado como se fosse Z. O que ocorre é que nossa ortografia é etimológica, ou seja, de acordo com a origem das palavras, e com ela a ortoépia (que é o estudo da correta pronúncia das palavras), que já traz alguns sons do latim. Já na palavra OBSERVAR, o S volta a manter seu som. De qualquer forma, as palavras OBSÉQUIO e OBSERVAR ainda não causam dúvida de pronúncia a ninguém. Deixemo-las em paz, portanto.

Preocupemo-nos, isso sim, com alguns outros vocábulos que vêm sendo estranhamente pronunciados (atenção: colocamos acento, letras ou hifens apenas para mostrar a pronúncia):

PRONÚNCIA ERRADA PRONÚNCIA CORRETA

adevogado advogado

estrupo estupro

fluído* (de freio, líqüido) fluido

gratuíto gratúito

héterossexual** hetérossexual

nóbel nobél

obsolêto obsoléto***

sublinhar sub-li-nhar

tóxico (tóchico) tóxico (tócsico)

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

16 comentários em “Como se pronuncia a palavra subsídio?”

  1. A matéria é muito boa e foi postada oportunamente. Espero que, a partir dela, algumas pessoas possam refletir sobre a pronúncia adequada de determinadas palavras. Parabéns pela contribuição. Os seus (nossos)ouvidos agradecem.
    Um abração,
    Azenate

  2. Realmente, na pronúncia da palavra subsídio é muito comum ver até figuras abalizadas cometendo o erro mencionado.Embora eu já tivesse conhecimento da pronúncia correta da palabra subsídio, algo que eu nao tinha prestado atenção foi na pronúncia correta de “subsistência”, pois eu jurava que o “sis”tinha o som de z. Bastante esclaredor e parabéns pela colaboração.

  3. Esta é uma daquelas ocasiões onde a internet permite que o conhecimento esclarecedor e oportuno chegue a qualquer destino interessado, graças a capacidade de alguns de compartilhar o saber. Muito grato José Almeida.

  4. O caso da palavra “heterossexual”: se utilizo a forma abreviada – hetero -, como devo pronunciar?
    Imaculada

  5. Adorei a explicação.Ainda bem que existe pessoas preocupadas em informar.Eu ,por exemplo,já tive dúvidas quanto a pronúncia da palavra subsídio,mas, optei pelo correto.Obrigado por essa atitude digna de louvores.

  6. Olá eu sou professora de Ciência mas me interesso muito por português, principalmente para não errar na frente dos meus alunos, eu aprendi no ensino médio com minha professora de português lá em Ms que o certo seria pronunciar sub-li-nhar e não su-bli-nhar. Dai eu me mudei pra SC e fui dar aula e pedi para os alunos sublinhar uma palavra, dai os alunos resmungaram como se a pronuncia estivesse errada, então perguntei para uma professora de português dessa escola e ela disse que se deve pronunciar su-bli-nhar, dai não entendi mais nada, onde eu poderia encontrar as normas de pronuncia pra essa palavra?

  7. Tem algumas excessões com os prefixos “TRANS”, ex: transamérica, transeuntes, etc

  8. Hetérossexual não está errado? Eu penso que a pronúncia correta é: Heterossexual.

  9. Que maravilha é a nossa Língua Portuguêsa!
    Por outro lado que confusão! Quanta exigência de emero!
    Que triste ouvir nossos ilustres políticos pronunciarem: PRESIDENTA. Como se houvesse DOENTA, ESTUDANTA, PACIENTA, ou eu estou errado?
    O presidente, A presidente. O estudante, A estudante.
    O paciente, A paciente.
    Alguém poderia orintá-los?

  10. A propósito: Português, disciplina ou nascidos em Portugal (correto).
    Agora, quanto a nossa Língua Portuguesa ou Portuguêsa?(deu um branco no meu bando de mémória)

  11. Pode ser presidente ou presidenta,mesmo que alguns gramaticos nao aceitem existem as duas formas(sao corretas)

  12. No caso de Presidenta e de “sub-linhar” ocorreram dois fatos previsíveis em toda língua: a mudança. Presidenta não surgiu com a Dilma, ao longo do tempo as mulheres conquistaram espaços diversos na sociedade, inclusive na linguagem. A forma presidenta surgiu e foi abraçada por vários dicionários da língua, até pelos maios famosos.

    Quanto a sublinhar, é duro não usar a contração do sub com o linhar. É quase pedante.

  13. O Ministro Mântega devia ler as explicação do Desembargador José Luiz. Em uma entrevista o Ministro repetiu várias vezes a palavra subsídio pronunciando o “s” com som de “z”. Te acautele Ministro.

  14. Muito obrigado pelos esclarecimentos e parabéns pela contribuição através dessa beleza, que é a Internet. Eu realmente tinha dúvidas, quanto a pronúncia da palavra “subsídio”, e outras ainda….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.