Minha casa, minha história

Abaixo excertos da crônica que publicarei no próximo domingo, no Jornal Pequeno.

“[…]Todos os anos é a mesma coisa: as pessoas humildes, sem ter onde morar,  por pura falta de vontade política, sobem os morros, constroem seus casebres, enfrentando toda sorte de dificuldade, para, depois, com as primeiras chuvas,  ver seu sonho, sua vida e sua história levados numa enxurrada.  É que, nesses casos, as enxurradas não se limitam a levar a casa, a moradia, o abrigo (fisicamente considerados). Elas  levam, também, toda uma história de vida, o resultado de muito labor, o suor derramado, as noites insones,  os calos nas mãos, os sonhos sonhados, os projetos de vida, as perspectivas e as expectativas de uma vida melhor e mais digna no porvir.

Com as águas das chuvas de verão são levadas, na mesma balada, as  fotografias  que testemunharam os raros momentos de felicidade pelos quais passaram os que hoje choram a dor da perda, a roupa branca usada no casamento, a camisa listrada, a calça jeans e o sapato  guardados  com desvelo para as ocasiões especiais, o sofá que reunia a família em torno da televisão, a carteira de trabalho com o registro  do primeiro emprego, as cartas recebidas dos parentes distantes, as lembranças dos tempos de namoro, os brinquedos adquiridos com dificuldades para os filhos, os presentes, a bandeira do time de coração, o troféu conquistado nos campos de várzea, as (poucas) economias sob o colchão da cama, a própria cama,  o próprio colchão, que tantas vezes testemunharam  momentos de entrega, os planos feitos e a frustração de não poder realizá-los[…]”.

Atenção: a redação ainda pode ser alterada.

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

11 comentários em “Minha casa, minha história”

  1. EU MORO EM CASA DE PARENTES E DESEJO MUITO TER MINHA CASA.MEU MAIOR SONHO É TER MINHA CASA

  2. preciso de uma casa,porque moro com a minha sogra e também com meus filhos.ja tive uma reclusão,agora estou trabalhando e apto a sociedade,no momento não tenho condições de te uma casa,mas a minha vontade é muito grande de ter uma lar independente com a minha família.muito obrigada pela oportunidade beijos Wagner monte.

  3. Eu moro em senador camará , e gostaria de voltar no bairro que era solteira eu preciso morar perto dos meus pais em BANGU meu pai tem AVC e gostaria de ajudar minha mae com meu pai morando perto deles e eu daria minha casa para o meu irmão que mora de aluguel.

  4. estou enviando essa carta porque preciso muito de um novo lar,dependo de parente porque não consigo compra uma casa.acredito com essa oportunidade que vocês estão dando a nos ,estou muito confiante em vocês.

  5. Minha cunhada é uma guerreira de esposa. Nos momentos de alegria( quando ele tinha uma agência de automóveis) ficou ao lado do marido e agora nos momentos de desespero continua dando força a ele e trabalhando ao lado dele mesmo com cancer em tratamento e também com lesão no tendão do ombro. Moravam numa casa confortável num terreno enorme, com piscina, campo de futebol, árvores frutíferas,enfim muito boa que era casa deles. Mas perdeu tudo na justiça por que não teve dinheiro para pagar ao agiota. Hoje em dia ela com o marido moram num quartinho da casa da minha sogra, no mesmo terreno em que moro também.
    Hoje eles tem uma padaria de sociedade com os irmãos por que a mãe dele vendeu um aptº para poder montar e dividir com os irmãos, e não está dando muito retorno, porque tem que dividir com os irmãos,e pagar os Impostos, as mercadorias,os empregados,o aluguel, etc…Não sobra nada, as vezes não tem o que comer dentro de casa.Ela quando pôde,nos ajudou muito agora chegou a minha hora de fazer este pedido para ela.

    Por isso acho que ela merece ter uma casa.
    *Ela não sabe que estou fazendo este pedido.
    Att.
    Rogério tel (21)24195913

  6. tenho 10 anos de casado. eu e minha mulher moramos no 2 andar da casa da minha mãe. sempre tivemos o sonho de morar em um lar próprio, com um pouco de espaço para os nossos filhos (temos 2, um menino de 3 anos e uma menina de 9 anos).Wagner eu te peço essa ajuda por que como ser humano eu quero crescer e quero que os meus filhos tenham o que eu não tive.
    vlw mesmo pela oportunidade Wagner Montes

  7. preciso de um lar. realize meu sonho porfavor.acredito que esse comentario nao é em vão. eu sou uma dessas pessoas que precisa muito obg

  8. eu moro com a minha prima por que eu nao tenho casa para morar e entao eu presiso muito dessa casa por que a casa e toda fudida

  9. wagner monte moro em um apt muito pequeno
    Eu tenho 3 filho dentro desse apt meus filhos dormem na
    casa da minha sogra que me ajudar para mante eles lar na
    sua casa wagner eu queria uma casa maior pois é um 1 quarto cozinha sala
    banheiro por favor realizar meu sonhor para dar um conforto para minha familia
    ass mateus araújo moro irajá no amarelinho

  10. Hoje eu tenho minha casa porque meu pai deixou de herança para mim,meu pai economizou a vida toda para deixar para mim e meus irmãos um lar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.