Com a ética não se faz cortesia

Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias,  tinha uma história de respeito e amizade com o padre Diogo Antonio Feijó. Pois bem. Caxias, malgrado o carinho que tinha pelo padre Feijó, não hesitou em prendê-lo, após invadir Sorocaba, no interior de São Paulo, no dia 20 de junho. O padre bem que ainda tentou molificar o seu ímpeto, apelando para as relações e favores do passado. Mas o então barão de Caxias não retrocedeu. Simplesmente cumpriu o seu dever.

Luiz Alves de Lima e Silva –  só para lembrar um dado dessa relação de amizade – , quando era apenas oum jovem filho de regente, ganhou, justamente das mãos de Diogo Feijó,  a oportunidade de mostrar na corte o seu valor como militar, comandando, em 1832, a Abrilada. O padre Feijó, em face desse passado e de outras relações com a família Lima, supunha que poderia fazer recuar o barão de Caxias. Estava enganado. O barão não tergiversou. Prendeu o padre, simplesmente,  cumprindo, mais uma vez, o seu dever.

É assim que deve ser. Não se faz cortesia com a ética. Não se faz camaradagem com os colegas e/ou amigos que desviam a função. Não se tergiversa quando se tem um dever a cumprir.

Infelizmente, o Poder Judiciário tem uma rica história de coleguismo, de apadrinhamento.

Fui juiz corregedor e sei do que estou falando.

Insisto que tudo de ruim que ocorre no Poder Judiciário do Maranhão decorre do fato de que os mecanismos de controle internos não funcionam.

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

2 comentários em “Com a ética não se faz cortesia”

  1. Mais uma vez, parabéns pela bravura e pela coragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.