Desembargador José Luiz Almeida destaca produtividade de juízes do interior
O desembargador José Luiz Almeida destacou a atuação dos magistrados candidatos à promoção ao cargo de juiz auxiliar da comarca de São Luís (entrância final), na sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), nesta quarta-feira, 3. Almeida analisou a produtividade dos juízes e constatou a presença efetiva deles em suas comarcas, inclusive com comprovação de realização de audiências nos dias de segunda e sexta ou justificativa fundamentada nos dias em que não as realizaram.
Almeida lembrou ainda que, na sessão administrativa passada, declarou, inicialmente, que só votaria em juiz que, comprovadamente, morasse na comarca local de trabalho. Posteriormente, concordou com a sugestão de que os juízes ao menos provassem realizar audiências às segundas e sextas. O desembargador ressaltou não se tratar de bravata e que não pretendia monitorar a agenda dos juízes com tal declaração. O pronunciamento do desembargador ocorreu no momento em votava para a primeira promoção de magistrado ao cargo de juiz auxiliar de entrância final, pelo critério de merecimento, vaga para a qual foi escolhido o juiz Roberto Abreu Soares, titular da 4ª Vara da comarca de Bacabal. Os magistrados Lúcia Helena Barros Heluy da Silva (Juizado Especial Cível e Criminal de Codó), Márcio Castro Brandão (1ª Vara de São José de Ribamar), Alexandra Ferraz Lopez (Juizado Especial Cível e Criminal de Timon), Wilson Manoel de Freitas Filho (3ª Vara de Bacabal) e Antonio Luiz de Almeida Silva (3ª Vara da Família de Imperatriz) também concorreram à vaga. Paulo Lafene |
Concordo plenamente com a externação do Desembargador a respeito dos Magistrados estarem sempre próximo de suas comarcas, pois a morosidade dos processos no Estado pode estar relacionado com viajens de Juízes para capital toda semana, para instrução ou visita familiar; O certo é que neste ritmo de duas audiências por semana, impondo sua própria vontade, fica distante a consunção das imensuráveis lides pendentes.