Os livros e as férias

Há alguns dias não tenho alimentado o meu blog. É que estou de férias até o final deste mês e estive viajando.

Aproveitei esse período, como sempre faço, para ler e reler alguns livros. Estou relendo, por exemplo, depois de 13(treze) anos, a biografia de Assis Chateaubriand. Depois, farei algumas reflexões a propósito da monumental obra de Fernando de Morais.

Antes, tive a oportunidade ler o Código de Vida, de Saulo Ramos. Apesar do desfile de vaidades e arrogâncias, é um livro que deve ser lido, sobretudo pelos magistrados.

Sobre o livro de Saulo Ramos também anotei algumas passagens para reflexão, apesar de sobre um determinado excerto dele já ter refletido no artigo UM MAGISTRADO TIRÂNICO.

Prosseguindo a incursão que tenho feito sobre a vinda – e a vida – da família real para o Brasil e o período imperial, li, com incontido e inenarrável prazer, o livro 1808, de Laurentino Gomes.

Li, em seguida, a biografia de D. Pedro I.

Acho que sobre esses dois livros já refleti neste blogue. Não recordo bem.

Estão na fila de espera as biografias de Tim Maia e João Saldanha. Não sei se terei tempo de lê-las antes do término das férias. Vou tentar.

Além desses dois livros está na fila de espera a biografia de D. Pedro II, indispensável, em face da biografia de D. Pedro I, já degustada.

Com as biografias de D. Pedro I e D. Pedro II, alem de 1808, que cuida, em detalhes, da biografia de D. João VI, creio que pouco me resta para refletir acerca desse período relevante da nossa história.

As férias são sempre uma oportunidade imperdível para leitura.

Após esse período, retorno ao trabalho e a postar os meus artigos.

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.