Após publicar as reflexões que fiz em face dos processos que julguei este final de semana, cuidei de ler os comentários que fazem no meu blog. Ao fazê-lo, encontrei uma mensagem que me tocou, enviada por um estudante de direito de Salvador. Claro que não vou citar o nome porque não estou autorizado a fazê-lo. Mas o que importa, mesmo, é que fiquei feliz com as suas palavras. É que, desde que deixei de ensinar na Escola da Magistratura e na Universidade Federal do Maranhão – voluntariamente, registro – , perdi o contato com a classe estudantil, em que pese sempre existirem estagiários na 7ª Vara Criminal, da qual sou titular.
A mensagem do querido leitor está vazada nos termos abaixo, verbis:
“Sou estudante de direito, estagiário de uma vara crime da comarca de salvador- Ba. Abro seu blog diariamente esperando novas postagens. É incrível como me sinto próximo do senhor nunca tendo o visto, compartilho de suas inquietudes e inconformismos com as “mazelas” arraizadas na justiça brasileira.Parabenizo-lhe pelo altruismo e préstimos a toda comunidade jurídica. Sua erudição, seu intelecto e principalmente seu comprometimento com o seu mister muito me motivam e incentivam no caminho que escolhi: a magistratura.Aguardo ansioso seus comentarios acerca da aplicação da Lei Maria da Penha na 7ª Vara Criminal.Forte abraço do seu fã baiano.J.”
É claro que recebo muitas mensagens. De todo Brasil, registro. Mas algumas, para mim, têm mais importância. E se é da lavra de um acadêmico, com muito mais razão. E se esse acadêmico pretende ser magistrado, a fortiori, pois almejo que as minhas convicções de certa forma influenciem as novas gerações.
Mas nem tudo são flores. Outro dia recebi várias mensagens descorteses do mesmo advogado. Confesso que não sei a razão de tanto ódio. O que pude perceber, no entanto, é que ele não concorda com o rigor com que trato os meliantes perigosos. Nada posso fazer. Vou continuar sendo como sempre fui: rigoroso no tratar com as questões de interesse público.
A meu querido estudante de Salvador reservo esse espaço para mandar-lhe o meu abraço, na certeza de que ainda construiremos um mundo melhor.
Eu sou um obstinado, sim. Eu sonho com um mundo melhor, creia. Eu ainda acredito numa revolução pela hostidade – e não sou tolo, não.
Aos que me agridem em face das minhas convicções, reservo esse espaço para o debate, se possível em níveis elevados.
A partir de hoje, como não tenho tempo para responder às mensagens que recebo, vou pinçar, na medida do possível, alguma mensagem para conversar com o leitor.
Prezado Dr. Luis,
Não poderia iniciar a minha semana melhor!
Fique muito feliz em ver postado, in verbis, o meu testemunho.
Agradeço a presteza e generosidade de suas palavras.
Sem dúvidas o seu comprometimento com a atividade judicante é um exemplo que deve ser observado e seguido por todos que anseiam uma vaga na magistratura.
Sinta-se a vontade para mencionar o meu nome quando quiser, seria uma honra para mim.
Votos de força e coragem para a continuidade de sua exemplar jornada!
Grande abraço do amigo baiano,
Jussanã Dantas
Fantástico Blog!!!
Continue nele, por favor. Por mais descontínuas que possam se tornar as postagens, jamais deixe este blog órfão. A experiência de poder acompanhar o dia-a-dia de um magistrado é muito enriquecedora e elucidativa.
Força, amigo!
“Se todos fossem iguais a você”.
Cheguei a um ponto da minha “ask-asar”, aonde dúvidas e amarguras não permitiam que raciocinasse da melhor maneira possível a fim de decidir meu futuro no mundo do Direito. Entretanto, fui abatido por este blog!
Sumidades existem Augusto julgador para dar asas a vôos profundos… Àqueles que se engajam na jornada denominada por “Sophia” como: A jornada dos Deuses.
Buona Fortuna em sua “ask-asar” Excelso Magistrado.
Lael Rodrigues
Olá,
Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 14/05/08.
Continuamos interessados no site.
Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.
Grata e à disposição,
Stephanie Sarmiento
——————————
smarques@hotwords.com.br
http://www.hotwords.com.br
——————————
Phone: 11 3178 2514