Crimes que vivenciei;criminosos que julguei – parte II

Ainda recentemente, nos autos da ação penal ( processo nº 10295/2008), que move o Ministério Público contra F.M.S., em face de, no dia 08 de março, com o concurso do menor infrator S.F.S., ter assaltado P.R.M. S. e O. de M. Lima, tive a oportunidade de viver mais um fato inusitado.

O assalto aconteceu quando as vítimas se encontravam fazendo um ensaio fotográfico na Sítio São Benedito, Vila Maranhão, nesta cidade.

O acusado e comparsas, com uso de facões, subtraíram uma máquina fotográfica, modelo Cânon, no valor de R8.000, 00 reais, um relógio e um aparelho celular.  Após a subtração, o ofendido, que fazia um trabalho profissional com a máquina fotográfica subtraída, pediu ao autor do fato que tirasse da máquina o cartão de memória, para que ele pudesse aproveitar, pelo menos, as fotografias que havia tirado.

O autor do fato aquiesceu e devolveu a memória da máquina ao ofendido, sem sequer sonhar no que resultaria esse descuido.

Pois bem. Realizada a subtração, o ofendido, claro, cuidou de noticiar a ocorrência à autoridade policial.

Depois de algum tempo do fato acontecido, o ofendido, revelando as fotografias que tirara com a máquina subtraída, eis que em algumas delas aparece o acusado e o menor infrator, que já estavam nas proximidades preparando a hora do ataque e não se deram conta que tinham sido fotografados.

Com a ajuda da memória da máquina a polícia chegou ao autor do fato, o qual ainda guardava consigo a res furtiva, que foi apreendida e devolvida ao ofendido.

 

 

 

 

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.