Para Laura e Suelem

Em vez de e-mail, vou responder a Suelen e Laura no meu blog, porque a resposta que lhes darei servirá para todos os que, do Brasil inteiro, me consultam acerca de determinado tema.

Eu gostaria, sinceramente, de ter tempo para encaminhar a vocês um estudo sobre o tema reportado no vosso e-mail. Infelizmente, esse tempo eu só encontro nas férias. Vocês não merecem que eu formule uma peça qualquer. E eu, preocupado com o meu nome, também não me aventuro escrever um artigo que não seja com esmero.

Durante muito tempo fui professor da Universidade Federal do Maranhão e da Escola da Magistratura. Num determinado dia conclui que não dava pra fazer bem feito as três coisas. Decidi, então, deixar de lecionar para me dedicar full time à magistratura.

Esse exemplo é apenas para roborar que se tivesse que atender ao pedido de vocês, só o faria com tempo suficiente para refletir acerca do tema posto à intelecção. Eu tenho opinião definida acerca do tema. Sou contra a redução da maioridade penal. Mas para desenvolver um artigo, eu precisaria de mais tempo. Vou fazê-lo no primeiro feriado.

Neste exato instante em que escrevo estas reflexões, 19h48, estou com processos sobre a mesa do meu gabinete para prolatar sentenças. E é o que vou fazer agora. É assim que tenho alcançado mais 100% de produtividade. É assim que me realizo.

Espero, pois, que me compreendam. Nas férias, mês de janeiro, eu estarei disponível para qualquer consulta. Não imaginem nunca que seja má vontade.

Quero que todos saibam que sou movido a desafios. E o meu desafio este ano é prolatar uma sentença de mérito para cada dia útil de trabalho. E que não se esqueçam: sou juiz criminal e um juiz criminal para alcançar essa produtividade tem que ter uma tríplice jornada de trabalho – no mínimo, pois não é fácil concluir a instrução de um processo criminal.

Por tudo que expus acima, com a maior sinceridade, é que não posso atendê-las. Peço-lhes, pois, sinceras desculpas.

Recebam, mais uma vez, o meu abraço fraternal.

Continuem lendo o meu blog.

Sinto-me honrado e feliz sempre que recebo mensagens carinhosas como a que acabei de receber de vocês.

 

 

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

2 comentários em “Para Laura e Suelem”

  1. Olá Dr. Parabéns pelo blog, esta é a primeira vez que o visito,em razão de estar pesquisando sobre o CTB.

    É louvável sua iniciativa, e quem dera outros magistrados adotassem posições mais humanas como estas, mostrando-se acessíveis. Novamente Parabéns.

    Meu nome é Keit, curso o 8º de Direito, em uma cidade chamada Primavera do Leste-MT, sou estagiária do MPE, desta comarca, na área criminal.

    Estou desenvolvendo minha monografia sobre o Princípio da Verdade Real no processo penal, e sua conformidade cinstitucional.

    Caso o senhor tenha algum material escrito, ou julgados ou apenas indicações de livros ou autores, ficaria extremamente grata em receber.

    keitdiogo@hotmail.com

    Parabéns e Obrigada

  2. É com grande alegria que venho através dets agradecer pelo espaço fanta´stico e inovador que é o Blog de Vossa Exelência. Parabéns, pelo trabalho e gostaria de pedir que continuasse manadndo modelos de sentenças, pois é das partes mais interessante e que admiro na página. Continue com essa atitude louvável e que Deus habite em seu coração sempre.Caline Araújo/Natal-RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.