O distante sonho da igualdade

IMAGEM-SONHO

Diálogo com professora de política Chen Shulian, nas aulas que tratavam da história do comunismo e das idéias políticas de Mao-Tse-Tung:

-Nosso chefe Mao foi o único a colocar em prática a filosofia comunista de Marx. Ele vai nos levar ao primeiro estágio do comunismo – disse, certa feita, aos seus alunos, dentre os quais Li Cunxin

-Estamos chegando ao primeiro estágio do comunismo? – quis saber um aluno.

-Sim, mas a estrada é longa. Ainda temos muito o que trabalhar.

-Qual o estágio final do comunismo? – perguntou outro anluno.

-Ah, é o definitivo país das maravilhas! Não há fome, nem distinção entre as classes, nem longas horas de trabalho. A igualdade é total. Todos trabalham com afinco e dividem os ganhos igualmente. Não há ganância nem preguiça. Não há fraudes nem injustiças. Todos têm o melhor. É a completa felcidade!

Não custa nada sonhar.

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

2 comentários em “O distante sonho da igualdade”

  1. O tão sonhado eldourado só existe na obra o cândido de Voltaire. Olha que faz tempo. Não havendo sistema perfeito, o capitalismo não promete nada e o socialismo vizando um pressuposto para o comunismo, promete o paraíso controlado pelo Estado. Sonho ou processo histórico.Sonha-se enquanto estamos vivos, processo histórico, para nossos descendentes.
    A discussão é polarizada e será, indubitavelmente, dialética.
    Contextualizado o artigo, entendo possível como uma grande cconquista materializar a letra da Constituição Federal. Grantir direitos individuais, legislar em prol dos direitos sociais. Fazer valer a pena não apenas sonhar, mas, sobretudo, viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.