Corregedoria adotará melhorias em perfil de juízes
Uma das novidades será o controle de residência de juízes
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, informou que a Corregedoria vai adotar o controle de residência dos juízes nas comarcas para efeito de promoções futuras no 1º grau.
A medida reforça exigência quanto a presença e moradia do juiz na comarca em que trabalha e coincide com proposta do desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, apresentada ao corregedor na sessão plenária do TJMA desta quarta-feira, 17.
Em sua estréia no Pleno, José Luiz disse querer contribuir para aperfeiçoar a estrutura de detalhamento da vida funcional de juízes indicados para promoção, e sugeriu que os desembargadores recebam e analisem previamente sentenças dos concorrentes.
A Corregedoria Geral da Justiça é responsável pelo processo de promoção – documento que reúne histórico funcional do juiz e serve de referência a promoções aprovadas pelo Pleno, pelos critérios merecimento e antiguidade.
O documento, entre outros itens, enfatiza a produtividade do magistrado, informa sua posição na lista para promoção e vezes em que foi indicado para posição superior na magistratura.
“Nossa intenção é tornar o processo mais dinâmico”, observa Guerreiro Júnior.
Parabéns ao Corregedor por esse tipo de iniciativa. Esse conjunto de medidas, além de outras, como o suporte material para a melhora dos trabalhos dos magistrados, certamente ajudará a implementar a resposta que os jurisdicionados desejam do Poder Judiciário: provimento de qualidade e celeridade.
Rogério,
Eu ainda sonho que um dias os juízes serão obrigados a fixar residência nas comarcas.