A palavra empenhada

Há muito venho dizendo que este blog é o espaço que destinei para prestar contas das minhas ações no segundo grau.

Nesse sentido, quero dizer aos leitores do meu blog que, até hoje, ainda chegam processos deixados pelo meu antecessor. Já passam de 200 (duzentos) os processos da minha relatoria. É muito, a considerar que a absoluta maioria não guarda nenhuma complexidade.

Estou tentando, de todas as formas, com a minha assessoria, agilizar os julgamentos. A minha produtividade ainda está muito pequena. Mais vamos melhorar.

Temos que produzir mais! Temos que atualizar a relatoria! Nós não podemos seguir os passos de quem nunca teve compromisso com o Poder Judiciário.

É inconcebível que um desembargador e quatro assessores jurídicos não consigam atualizar uma relatoria com duzentos processos.

Eu não quero saber, não me importa saber por que, nas mesmas condições, deixaram a terra arrasada. Isso pouco importa.

Agora, é seguir adiante. Agora é julgar com brevidade.

Nós vamos atualizar a relatoria. É compromisso assumido. Um recurso em sentido estrito, por exemplo, não pode aguardar dois anos para ser julgado.

Pasmem, agora, com essa informação: Existe processo na minha relatoria de 2004. Isso é inadmissível!

Autor: Jose Luiz Oliveira de Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Foi promotor de justiça, advogado, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

2 comentários em “A palavra empenhada”

  1. É muito bom saber que ainda há pessoas que se importam com a sua palavra. Tal conduta, está cada vez mais difícil, lamentavelmente.
    Acredito que com a maior brevidade, o senhor atualizará o seu gabinete.
    Parabéns e boa sorte!

  2. Doutor josé Luiz, bom dia ! Às vezes me flagro pensando em desisti da ADVOCACIA, mas de repente me deparo com palavras ricas e atuais versando sobre a falibilidade humana e a difícil arte, sim, arte, de julgar. Vossa Excelência, sem qualquer nuance de encómios, dignifica, com singular louvor, a Judicatura do Maranhão. Se Vossa Excelência, com traços de verdadeiro estatista, conseguir ser alçado pelos seu pares a Presidente do TJMA, uma nova história será escrita nessa Corte de Justiça.Parabéns por suas ações e comportamento! Um fraterno abraço. barbosa-adv@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.