Excelente a indicação do ministro Luiz Fux para o STF, pela presidente Dilma. Em suas primeiras palavras, após aprovação pelo Senado, defendeu o julgamento rápido de crimes de grande repercussão. Sugiro começar pelo escárnio à Justiça do réu confesso Pimenta Neves. Que se conceda aos pais da jornalista Sandra Gomide, covardemente assassinada, ver ainda em vida a justiça ser feita. Por ser uma caso emblemático, traria alento à sociedade.
Gabriel Figueiredo Padilha, Rio de Janeiro
Realmente a punição dos delinquentes não é uma vingança, mas o exemplo condicionador de que quem delinquir será punido. E nada melhor para este efeito do que não relegar ao esquecimento os casos de grande repercussão. Entra Luis Fux numa prova de fogo ao ter que desempatar a ficha suja do caso Battisti. Esperamos que seja uma aragem boa a influenciarpositivamente o desempenho do STF, que ter perdido prestígio exatamente por escorregar em preceitos que Fux defende.
Carlos Antonio Nogueira Filho, Rio de janeiro
Um deputado americano renunciou após ter fotos sem camisa e mensagens com uma mulher que não é sua mulher divulgadas na internet. Na Inglaterra, um deputado apropriou-se de reembolso irregular de despesas, no valor de R$ 22,3 mil, mas aguarda condenação. Que diferença para a terra de Macunaíma, em que um parlamentar obteve reembolso de despesas com motel e ainda foi nomeado ministro do Turismo. Definitivamente, cá não é como lá.
Hélio de Lima Carvalho, São Paulo, SP
Fontes: O Globo e Folha de São Paulo do dia 11 de fevereiro de 2011